
13 | 14 | 15 abril
dia 13, sexta | 18h-20h
dia 14, sábado | 9h30-12h30; 14h30-17h30
dia 15, domingo | 9h30-12h30
CAPa centro de artes performativas do algarve - Faro
preço €80
( desconto de 20% sobre o valor de inscrição no workshop para quem tenha interesse em participar no projecto performance informal ALMOST SOMA ARE WE - o corpo como poesia viva )
manifesto fractal introdução ao Axis Syllabus
Neste workshop dirigido ao público em geral, com ou sem experiência de práticas de movimento, os participantes terão oportunidade de aceder a informação sobre Axis Syllabus, pelo próprio criador/inventor deste vocabulário, que assenta na harmonização do alinhamento de todo o corpo.
O Axis Syllabus é um compêndio de informações sobre o corpo humano em movimento partindo de vários recursos, como a anatomia, biomecânica, medicina, psicologia, ética social, filosofia e artes.
Frey sentiu que era necessário encontrar uma maneira de fazer a ponte entre a informação dessas ciências relevantes e as várias práticas e disciplinas relacionadas com a preparação ou práticas do corpo.
O AS é uma ferramenta de diagnóstico prática e fácil de entender que ajuda aqueles que o usam a moverem-se melhor, com menos lesões, sugerindo uma abordagem preventiva para construir habilidades, força e flexibilidade, um potencial para toda a actividade humana. O AS lista e compara o conhecimento actual de métodos passados ​​e presentes com informações científicas, e, portanto, pode favorecer um espírito inclusivo e acolhedor em relação ao alcance da actividade humana.
Numa aula ou oficina de Axis Syllabus, a informação torna-se significativa através de inúmeras abordagens para pesquisa e integração física. A intenção é compreender e colaborar com a estrutura humana herdada através de milhares de anos de evolução.
Compreendendo e respeitando as propriedades da estrutura do corpo, podemos avaliar as nossas escolhas de eficiência e funcionalidade.
A informação é muitas vezes transmitida através da dança, embora seja relevante para qualquer pessoa com ou sem experiência em movimento. Como tal, as aulas de Axis Syllabus também podem ser dadas em caminhadas, movimentos para idosos, aulas para crianças, práticas aéreas, equitação, contacto improvisação, capoeira e inúmeras outras disciplinas. Os praticantes criaram oficinas híbridas, trazendo informações do Axis Syllabus em diálogo com Feldenkrais®, Body-Mind Centering®, Somatic Experiencing®, Anatomy Trains®, terapia crânio-sacral e muitos mais.
​
PROJECTO PERFORMANCE INFORMAL
ALMOST SOMA ARE WE - o corpo como poesia viva
Este projecto é o resultado do trabalho desenvolvido pelos participantes no workshop. Será uma oportunidade de trazer para o espaço público, de partilhar com os transeuntes, o resultado de um conjunto de experiências de movimento vivenciadas pelos participantes durante o workshop. Frey Faust irá dirigir um percurso, por algumas ruas de Faro, com início no CAPa, à semelhança do site specific “dancing the city #Faro” que integrou a programação da última edição deste festival, desenvolvido pelo coreógrafo Cosmin Manolescu, uma experiência muito gratificante para os participantes, e um evento impactante para
o público da cidade.
ensaios 14 e 15 de Abril |sábado 18h-19h | domingo 14h00 - 16h00
apresentação / performance domingo 16h30
​
INFORMAÇÕES
material necessário roupa confortável e quente
destinatários todos os interessados em movimento,
com ou sem experiência na área da dança
​
DeVIR/CAPa - Centro de Artes Performativas do Algarve
​Frei Lourenço de Sta Maria 4, 8000-352 Faro
tel./fax 00351 289 828 784
telm. 00351 91 870 3414/15
​
Inscrições:
com indicação do nome, idade, contacto telefónico e email
​
SOBRE
​
Frey Faust (1960) nos anos 80, em Nova York integrou a segunda geração de contacto improvisação. Algumas das suas influências iniciais são: Shekhinah Mountainwater, Nita Little, Pavel Rouba, Rene Bazinet e
Janet Panetta. Trabalhou com e para vários artistas como, Ohad Naharin, Donald Byrd, David Parsons, Gina Buntz, Howard Katz, Merce
Cunningham, Meredith Monk, Randy Warshaw, Bob Een, Stephen Petronio e Danny Ezralow.
Fundou três companhias de dança e criou mais de 40 coreografias.
Na sequência de um estudo independente de anatomia, biomecânica
e física, conseguiu construir uma abordagem pedagógica que o tornou bastante reconhecido como professor, orientador pessoal e conselheiro técnico. Depois de quinze anos de pesquisa, consolidou as suas
descobertas num livro intitulado 'The Axis Syllabus - léxico do
movimento humano', que continua a actualizar com o contributo
da Comunidade Internacional de Pesquisa do Axis Syllabus. Recentemente, o seu trabalho focou-se na construção de um conjunto de símbolos que pretendem contribuir para organizar e optimizar
a documentação e análise de movimentos.
Axix Syllabus International Reasearch Community (2009), é um grupo de especialistas de muitas áreas relacionadas com o movimento humano e as ciências da educação.