top of page

A Rua da Estrada

Graça Castanheira, PT, DOC, 34'

Em “A Rua da Estrada” percorrem-se as estradas nacionais, com a sua muito peculiar paisagem – sismógrafo do tempo que passa. Lida pelo olhar avisado do geógrafo Álvaro Domingues, uma viagem por Portugal, tal qual é.

8 Março – 21h30

Galeria de Arte do Convento Espírito Santo, Loulé

Get Out Of the Car

Thom Andersen, USA, DOC, 34'

Sinfonia urbana em 16mm composta por anúncios publicitários, fragmentos de música e de conversas, fachadas de edifícios e lugares anónimos onde perduram vestígios de referências culturais desaparecidas (como o estádio El Monte Legion e o clube de blues, Barrelhouse, em Watts, Los Angeles). Os fragmentos musicais compõem um mapa impressionista da música popular feita em Los Angeles (e noutros lugares) entre 1941 e 1999, com relevo para o rhythm’n’blues e o jazz da década 50 e os corridos da década de 90. Destaque para a música de Richard Berry, Johnny Otis, Leiber and Stoller e Los Tigres del Norte.

8 Março – 21h30

Galeria de Arte do Convento Espírito Santo, Loulé

Surpriseville

Tim Travers Hawkins, UK, DOC, 9'

«Surpriseville» visita a Cidade de Surprise, Arizona; um oásis feito pelo homem; uma comunidade cuidadosamente planeada onde os moradores fazem tudo para garantir que a vida seja tão segura quanto possível. Contudo, a ordem perfeita é mantida através de regras e regulamentos rígidos, portões e muros que os cercam e dividem. De que estão os residentes a prescindir na busca pela felicidade e segurança?

O filme explora os subúrbios do século XXI, onde as cidades de alta densidade, cuidadosamente planeadas, são definidas por paredes, comunidades fechadas e espaços privatizados; onde o desejo de criar a Comunidade perfeita é minado pela desconfiança, medo e divisão, e o desejo de segurança e felicidade perfeitas aparece em dissonância com a nossa liberdade.

15 Março – 21h30

Galeria Praça do Mar, Quarteira

António Lindo António

Ana Maria Gomes, FR/PT, DOC, 45'

António, lindo António é um documentário que procura saber as razões pelas quais o tio da realizadora, que partiu há 50 anos para o Brasil, nunca mais voltou à sua aldeia, para indignação da sua mãe e dos irmãos: “A casa não saiu do sítio, só tem que pegar num GPS se já não encontrar o caminho.” Entre um Portugal tradicional e o Rio de Janeiro onde se instalou o tio António, um oceano de incompreensões e de omissões.

15 Março – 21h30

Galeria Praça do Mar, Quarteira

Atopia

Luís Azevedo, PT, DOC, 12'

Depois de onze anos passados na cidade, José António Baptista regressou à sua terra com o intuito de se dedicar à literatura.

15 Março – 21h30

Galeria Praça do Mar, Quarteira

Cem Raios t'Abram

Cem Raios t'Abram, PT, DOC, 14'

No rosto, o pão que amassamos.

Na boca, o pão que todos somos.

O sol na noite nevada.

Da fonte fria à fogueira quente.

A minhoca busca a crica, o tojo cerca o vidoeiro, numa vida em espiral

O frio manteve‐nos quentes.

E cem raios nos abriram.

Partimos tristes mas felizes.

22 Março – 21h30

CAPa, Centro de Artes Performativas do Algarve, Faro

Cinzas

Pedro Flores, PT, DOC, 15'

Cubalhão, Gerês. Os dias nascem com o fogo e morrem com ele. Os homens renovam a terra com práticas ancestrais. Todos os seres habitam o mesmo lugar.

22 Março – 21h30

CAPa, Centro de Artes Performativas do Algarve, Faro

I Morti di Alos

Daniele Atzeni, IT, FIC, 32'

Antonio Gairo é o único sobrevivente de um terrível desastre que aconteceu em 1964 e que atingiu Alos, uma aldeia no centro da Sardenha, que hoje em dia é uma favela. Depois de recuperar essa memória, Gairo conta a história da vida da aldeia antes do evento fatídico de uma forma extremamente clara, reconstruindo as circunstâncias que levaram à tragédia. O filme é uma mistura entre ficção e documentário, cinema e literatura, que usa uma vasta gama de imagens de arquivo para narrar o passo fatal para a ""modernidade"", tomado por uma pequena comunidade de pastores na década de 1950, recorrendo também à iconografia clássica da Sardenha arcaica com atmosferas sugestivas e fascinantes relacionadas ao género Gótico.

22 Março – 21h30

CAPa, Centro de Artes Performativas do Algarve, Faro

Penúmbria

Eduardo Brito, PT, FIC, 9'

Penúmbria, a distópica, foi fundada há duzentos anos num extremo de difícil acesso. De solos áridos, mares revoltados e clima violento, ficou a dever o seu nome à sombra quase permanente provocada por uma montanha a sul. Até que um dia, os seus habitantes a entregaram ao tempo. Esta é a história de um lugar inabitável.

29 Março – 21h00

Museu do Trajo - Amigos do Museu, São Brás de Alportel

Notes From Sometimes, Later, Maybe

Roger Gomez, Dani Resines, SP, DOC, 12'

1939, o fim da Grande Depressão. Ivan Besse pegou na sua máquina fotográfica e foi para a rua filmar os seus concidadãos de Britton, Dacota do Sul. Oitenta anos mais tarde, um cineasta viaja para Britton para ver o que resta daqueles filmes. Notes From Sometimes, Later, Maybe são as primeiras reflexões em torno desta estória, um conto sobre a memória, um relato sobre o que fica quando uma pessoa desaparece; uma estória sobre a ausência, mas também sobre o futuro, determinação e amor, o amor pelo cinema que partilhamos com milhões.

29 Março – 21h00

Museu do Trajo - Amigos do Museu, São Brás de Alportel

O Milagre de Santo António

Sergei Loznitsa, PT, DOC, 40'

Em meados de junho, a aldeia de Santo António de Mixões da Serra, Valdreu, na região Norte de Portugal, homenageia o seu santo patrono com um festival muito característico. Nesse dia, os agricultores locais trazem os seus animais para a igreja – vacas, cavalos, cães, gatos, galinhas, coelhos – para serem benzidos. Esta tradição ancestral é passada de geração em geração, e hoje, assim como há centenas de anos atrás, animais e pessoas reúnem-se desde as ruas na montanha até à praça da igreja para participar nesta procissão religiosa. O filme é sobre este milagre.

29 Março – 21h00

Museu do Trajo - Amigos do Museu, São Brás de Alportel

1 / 1

Please reload

             antecomeço

documentários 

descaracterização vs identidade territorial

curadoria Miguel Dias - curtas Vila do Conde

bottom of page