top of page
Antes de Pedro Penim, Encontros do DeVIR,17

© Roger Madureira

             festival criações nacionais

​

21 Abril

21h30

Teatro das Figuras

Horta das Figuras, Est. Nacional

8005-518 Faro

​

Neptuno

Rui Neto teatro

 

Notas sobre uma cidade

Afonso Cruz texto

Teresa Férim leitura

JAS desenho ao vivo com areia

 

Roteiros alternativos & itinerários subjectivos 

Fernando Grade roteiro

Jorge Mestre Simão vídeo

 

o interesse pelo lugar

Luís da Cruz

exposição de fotografia

(no foyer de 18 a 21 Abril)

​

>12 anos

informações e reservas 289 888 110 bilheteira@teatromunicipaldefaro.pt

preço bilhetes - 7€

​

Neptuno

Rui Neto

 

Neptuno regressa a Ossónoba, a  importante cidade romana. Aquilo que encontra está longe de ser a cidade que conhecia noutros tempos. Tudo mudou. Há o alfapendular e o intercidades, o moto clube, a bica caríssima na esplanada do  Hotel, a Horta da Areia que vale mais de 300 milhões e uma megastore da Adidas.

 

NEPTUNO é uma criação de Rui Neto. Um projecto que se assume teatral, em forma de monólogo, que surge de um convite à criação do festival Encontros do DeVIR. Faro é o motor desta proposta, tendo como linhas de inspiração “uma promessa adiada”, e o confronto entre “presente, passado e futuro”. A criação parte da escrita do texto e estende-se ao dispositivo cénico, sendo este um importante elemento na construção do espectáculo, desenvolvido a cada ensaio, dando espaço para a descoberta da cena e superação do trabalho do intérprete.

​

Ficha Técnica

texto, interpretação e espaço cénico - Rui Neto

sonoplastia - Cristóvão Campos

desenho de luz - João Rafael Silva

vídeo - Roger Madureira

cenografia - Rui Miragaia

fotografia - Roger Madureira

direcção de arte e design - Rui Neto

assistência - Rosária Rocha

produção - LoboMau Produções

co-produção - DeVIR/CAPa (encomenda para a 3ª edição do Festival "encontros do DeVIR")

apoios - Teatro de Carnide - Era Uma Vez… Cabeleireiro

​

Bio Rui Neto

Licenciado em Teatro/Formação de Actores, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Mestrado em Ciências da Comunicação–Comunicação e Artes-pela FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Em 2010, foi um dos atores selecionados para a XIX edição da Nova École des Maîtres. Estreou-se como Ator, em 1999, com o espetáculo O Achamento, uma encenação de Madalena Wallenstein. Trabalhou com encenadores como João Garcia Miguel, Joaquim Benite, Carlos J. Pessoa, Carlos Gomes, Celso Cleto, Matthew Lenton, Álvaro Correia, João Mota e João Lourenço. No cinema participou em Mistérios de Lisboa, de Raul Ruiz e na curta-metragem de Inês Oliveira O Nome e o N.I.M. Em televisão, tem integrado regularmente os elencos de novelas e séries para os diversos canais nacionais. Tem desenvolvido, paralelamente ao trabalho de ator, projetos na área da escrita e criação teatral, com os espetáculos Luto, Worms (financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian 2013) e Mechanical Monsters (financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian 2015), tendo com estes projetos integrado a programação de diversos teatros e marcado presença nos festivais FITEI e Temps d’Image. Encenou Huis Clos, de Jean-Paul Sartre e A Cabeça Muda, de Cláudia Lucas Chéu (financiado pela GDA e pela Direcção Regional de Cultura do Algarve). Em 2015 assina a encenação de Breviário para um Extermínio Silencioso, a partir da peça Contractions de Mike Bartlett, para a Companhia Escola de Mulheres. Autor do livro Luto / Worms, os seus primeiros textos para teatro, pela editora Caleidoscópio em 2015. Vencedor em 2014 do Prémio Áquila para Melhor Actor Secundário em Televisão com o seu trabalho na novela Sol de Inverno (SIC). Nomeação de Melhor Actor nos Prémios Fantastic TV 2013, com o seu desempenho na série Sinais de Vida (RTP1).

​

​

​

bottom of page