top of page

As costas de Bernardo Passos

Miguel Castro Caldas texto

Filipe Pinto desenho digital em tempo real

Afonso de Melo leitura

​

O mundo está sempre a mudar. A fotografia no Google maps do largo D. Sebastião é anterior às obras que se fizeram ainda agora. Atravessei o largo, cruzei-me com gente que não conhecia. Ninguém reparou em mim, ninguém fixou a minha cara. Se ficasse mais umas semanas talvez as pessoas começassem a cismar sobre quem era este estranho. Se começasse a frequentar, por exemplo, o mesmo café todos os dias, ou se estivesse com tosse e entrasse por acaso numa farmácia, por exemplo, a Dias Neves, que antigamente era Lázaro Costa e nem havia o largo, era a rua José Dias Sancho. Aí sim, surgiria logo a pergunta, por que entrou aquele sujeito naquela farmácia? Quem é ele? De onde vem? O que pensa? O que quer?

Eu só queria acabar com a tosse e nem sabia se ali, naquela das quatro farmácias de s. Brás de Alportel me iam dar um remédio monárquico ou republicano. Mas estava de mente aberta, afinal eu não passava de um estranho. A coisa mudou de figura quando perguntei onde podia encontrar o poeta Bernardo de Passos.

​

Ficha Técnica

texto: Miguel Castro Caldas

leitura: Afonso de Melo

desenho digital em tempo real: Filipe Pinto

agradecimentos: Valentim Pereira, Patrícia Reis, Custódio Cavaco, Graça Passos, Emanuel Sanches, Gonçalo Duarte Gomes, Custódia Reis

​

 

Bio Miguel Castro Caldas

Escreve para a cena e para o papel, traduz e dá aulas de dramaturgia na licenciatura de Teatro na Escola Superior de Artes e Design. Trabalhou em teatro com Bruno Bravo, Jorge Silva Melo, Gonçalo Waddington, Miguel Loureiro, António Simão, Tiago Rodrigues, Teresa Sobral, Raquel Castro, Pedro Gil, Lígia Soares, Gonçalo Amorim, Rute Rocha, entre outros. Alguns dos seus textos estão publicados na colecção Livrinhos de Teatro dos Artistas Unidos, na editora Ambar, na Douda Correria, na Mariposa Azual, na Culturgest, na Primeiros Sintomas, e nas revistas Artistas Unidos, Fatal e Blimunda. Traduziu Samuel Beckett, Harold Pinter, Ali Smith, William Maxwell, Joyce Carol Oates, Salman Rushdie, Senel Paz, entre outros.
 

​

​

             festival criações nacionais

​

8 Abril, 21h30

Cine-Teatro São Brás

Av. da Liberdade 22

8150-101 São Brás de Alportel

​

Antes

Pedro Penim teatro


As costas de Bernardo Passos

Miguel Castro Caldas texto

Filipe Pinto desenho digital em tempo real

Afonso de Melo leitura

 

Roteiros alternativos & itinerários subjectivos 

Gonçalo Duarte Gomes roteiro

Jorge Mestre Simão vídeo

 

o interesse pelo lugar

Luís da Cruz

exposição de fotografia

(no foyer de 4 a 8 Abril)

​

>12 anos

informações e reservas - 289 840 211

bilhete - 7€

bottom of page