top of page
contactos
FOTOGRAFIA DOCUMENTAL | Elisabete Maisão - portugal | 27.28.29 abr 
CAPa - Centro de Artes Performativas do Algarve
workshop

a fotografia documental é muito abrangente nas suas temáticas, do cultural às viagens, do social/ político aos retratos,

conta uma história sobre um determinado assunto, sob o olhar atento

de um autor. Vai para além da técnica e do mero registo, torna-se uma ferramenta de reflexão e contemplação e carrega a identidade pessoal do olhar de quem fotografa. 

Neste workshop iremos analisar trabalhos de autores pertinentes

na área da fotografia documental e aprender como podemos desenvolver os nossos próprios projectos. 


Para além da técnica e estética fotográfica, exploraremos:

​

a logística do trabalho de campo

• pesquisa prévia sobre a cultura do local;

• aspectos éticos na abordagem de estranhos

   que pretendemos fotografar;

• responsabilidade social e respeito imagético dos

   intervenientes na imagem.

dispositivos fotográficos 
• câmara analógica/ compacta/ reflex digital ou a câmara do telemóvel;
• seleccionar o dispositivo adequado a cada identidade fotográfica.
organização do portfólio pessoal e meios a utilizar

para a divulgação dos trabalhos produzidos
• de acordo com os seus interesses, cada aluno será incentivado a desenvolver um projecto pessoal, que será posteriormente analisado.

​

+ saber mais

MANIFESTO FRACTAL | introdução ao Axis Syllabus - EUA. Alemanha | 13.14.15 abr 
CAPa - Centro de Artes Performativas do Algarve

manifesto fractal introdução ao Axis Syllabus 

Neste workshop dirigido ao público em geral, com ou sem experiência de práticas de movimento, os participantes terão oportunidade de aceder a informação sobre Axis Syllabus, pelo próprio criador/inventor deste vocabulário, que assenta na harmonização do alinhamento de todo o corpo.

O Axis Syllabus é um compêndio de informações sobre o corpo humano em movimento partindo de vários recursos, como a anatomia, biomecânica, medicina, psicologia, ética social, filosofia e artes.

Frey sentiu que era necessário encontrar uma maneira de fazer a ponte entre a informação dessas ciências relevantes e as várias práticas e disciplinas relacionadas com a preparação ou práticas do corpo.

O AS é uma ferramenta de diagnóstico prática e fácil de entender que ajuda aqueles que o usam a moverem-se melhor, com menos lesões, sugerindo uma abordagem preventiva para construir habilidades, força e flexibilidade, um potencial para toda a actividade humana. O AS lista e compara o conhecimento actual de métodos passados ​​e presentes com informações científicas, e, portanto, pode favorecer um espírito inclusivo e acolhedor em relação ao alcance da actividade humana.

Numa aula ou oficina de Axis Syllabus, a informação torna-se significativa através de inúmeras abordagens para pesquisa e integração física. A intenção é compreender e colaborar com a estrutura humana herdada através de milhares de anos de evolução.

Compreendendo e respeitando as propriedades da estrutura do corpo, podemos avaliar as nossas escolhas de eficiência e funcionalidade.

A informação é muitas vezes transmitida através da dança, embora seja relevante para qualquer pessoa com ou sem experiência em movimento. Como tal, as aulas de Axis Syllabus também podem ser dadas em caminhadas, movimentos para idosos, aulas para crianças, práticas aéreas, equitação, contacto improvisação, capoeira e inúmeras outras disciplinas. Os praticantes criaram oficinas híbridas, trazendo informações do Axis Syllabus em diálogo com Feldenkrais®, Body-Mind Centering®, Somatic Experiencing®, Anatomy Trains®, terapia crânio-sacral e muitos mais.

​

PROJECTO PERFORMANCE INFORMAL

ALMOST SOMA ARE WE - o corpo como poesia viva

Este projecto é o resultado do trabalho desenvolvido pelos participantes no workshop. Será uma oportunidade de trazer para o espaço público, de partilhar com os transeuntes, o resultado de um conjunto de experiências de movimento vivenciadas pelos participantes durante o workshop. Frey Faust irá dirigir um percurso, por algumas ruas de Faro, com início no CAPa, à semelhança do site specific “dancing the city #Faro” que integrou a programação da última edição deste festival, desenvolvido pelo coreógrafo Cosmin Manolescu, uma experiência muito gratificante para os participantes, e um evento impactante para o público da cidade.

​

+ saber mais

workshop
bottom of page