top of page
Antes de Pedro Penim, Encontros do DeVIR,17

             festival criações internacionais 

​

5 Maio, 21h30

Displacement

Mithkal Alzghair Síria

​

6 Maio, 21h30

JA - Gentleman estreia nacional

Maholra Company  Coreia

​

12 Maio, 21h30

Tempo e Espaço:

Os Solos da Marrabenta

Panaibra Gabriel Canda  Moçambique

​

19 Maio, 21h30

Too far East is West estreia nacional

Abhilash Ningappa Índia

​

20 Maio, 22h30

Boca de Ferro estreia nacional

Marcela Levi & Lucía Russo 

Improvável Produções, Brasil / Argentina

​

26 Maio, 21h30

SunBengSitting  estreia nacional

Simon Mayer Áustria

​

27 Maio, 17h

dancing the city # faro

Cosmin Manolescu Roménia

​

27 Maio, 21h30, CAPa

Le Cargo

Faustin Linyekula

Rep. Democrática do Congo

​

CAPa Centro de Artes Performativas do Algarve

rua Frei Lourenço de Santa Maria nº 4
8000-352 Faro, Portugal

​

bilhete único - 6€

assinatura pré-comprada - 7 espectáculos - 35€

site specific 28 Maio, 17h - acesso livre

​

informações e reservas

289 828784 / 91 8703415

devir-capa@devir-capa.com

​

​

SunBengSitting

Simon Mayer Áustria

dança contemporânea / estreia nacional

 

SunBengSitting é uma peça que inclui yodelling, dança folk e dança contemporânea, uma viagem ao passado e uma procura de identidade recreativa e bem-humorada. Simon Mayer, um rapaz camponês austríaco e artista performatório, convida o público a conhecer a sua vida, as suas contradições e sua indignação por ter de se submeter a classificações e convenções.

Tendo crescido numa quinta, enfrentando tradições, a natureza, a rebeldia juvenil e com uma bucólica banda de heavy metal, Simon Mayer mudou-se para Viena em 1997, frequentou a escola de dança da Vienna State Opera, passou uma temporada como aspirante a bailarino na companhia de bailado e, muito inesperadamente, caiu num mundo onde a palavra "camponês" poderia ser usada como um insulto. A mudança foi, ao mesmo tempo, uma restrição e uma libertação. SunBengSitting – "Sunbeng" é uma palavra no dialeto austríaco superior que significa o banco ao sol em frente à casa de campo – lida com questões que emergem entre os polos da cidade e do país, da pátria e de países estrangeiros, da liberdade artística e também catalogadora.

​

Ficha Técnica

interpretação, direcção artística e música: Simon Mayer

som e live-loop: Pascal Holper

desenho de luz:  Lucas Gruber, Hannes Ruschbaschan

apoio artístico: Frans Poelstra

gestão de produção: Sophie Schmeiser

co-produção: Kopf hoch/Simon Mayer, brut Wien, FREISCHWIMMER 2014/15 and Imflieger.

produção de digressão: Sophie Schmeiser and Hiros

com o apoio de Elio Gervasi/raum 33, ROSAS, Kunstencentrum BUDA, shareyourdarlings Plattform and with the kind support of the Austrian Province of Upper Austria, the Office of the Federal Chancellor, the Austrian Cultural Forum in Brussels, the Capital Cultural Fund and the Governing Mayor of Berlin - Senate Chancellery - Cultural Affairs.

agradecimentos: Kulturverein SPIEL, Trachtenverein Altstädter Bauerngmoa, die Goaßschnalzer Munderfing, Pramtaler Volkstanzgruppe, Fam. Mayer, Christian Schmeiser and Josef Schild.

​

Bio

Simon Mayer estudou na escola de ballet Vienna State Opera Ballet School  e na P.A.R.T.S em Bruxelas, e foi membro do Vienna State Opera Ballet. Em 2009, fundou a banda "Rising halfmoon" como intérprete, guitarrista e compositor. Enquanto dançarino/coreógrafo e músico esteve envolvido em produções de Anne Teresa de Keersmaeker/ROSAS Wim Vandekeybus e Zita Swoon. O seu repertório coreográfico inclui solos, duetos e peças de grupo apresentados internacionalmente (O feather of lead; Dancing with the Sound Hobbyist (Zita Swoon); Monkeymind; SunBengSitting e Sons of Sissy). Simon foi Artista Residente no Theatre de L'L em Bruxelas e é diretor artístico do festival "spiel", que fundou com os seus irmãos e a associação Spiel. Simon ensina dança contemporânea, dança comunitária, dança tradicional e técnicas de voz (Impulstanz Wien, Steirischer Herbst e outros festivais internacionais e, como professor convidado, no Konservatorium Wien Privatuniversität).

​

Espectáculo para maiores de 18 anos

​

​

Este evento tem o apoio da INTPA - INTERNATIONAL NET FOR DANCE AND PERFORMANCE AUSTRIA / Tanzquartier Wien com fundos da Federal Chancellery of Austria (BKA) e BMEIA

​

​

bottom of page